Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Qual será o Futuro dos Empregos?

1 de dezembro de 2010
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Neste início de século XXI, qual será o futuro dos empregos? Para tentarmos algumas conclusões, a Manpower desenvolveu uma pesquisa com líderes de opinião, especialistas da Área de Empregabilidade, acadêmicos e administradores públicos do Brasil.

Pelos resultados do estudo, foi constatado que, em 20 anos, a América Latina terá a segunda região de maior crescimento, superada apenas pela África.

Em torno dessa pesquisa, próximo a 2015, a América Latina terá 10 das 60 maiores cidades do mundo e, sua população rural representará próximo dos 20% desse total. Dessa forma, há previsão de um aumento proporcional da classe média urbana com educação superior, capacidade de compra, acesso à moradia.

Outra informação preciosa é de que em maio de 2008, a população mundial será de 6 bilhões e 660 milhões de habitantes. Dentro desse contexto, a população da cidade e do campo será meio a meio.

Isso, sem dúvida, poderá acarretar numa pressão por empregos que nem imaginamos ainda existir e, se não houver oferta suficiente, os grupos sociais poderão fazer parte da economia informal que poderá gerar problemas estruturais que, obviamente, poderão prejudicar o crescimento, os serviços públicos e as pensões em longo prazo.

E, no meio de tudo isso, dois assuntos precisarão de atenção especial: os empregos das gerações mais velhas e a relação da região com a economia internacional.

Atualmente, sabemos que a geração que nasceu pós 1990, conhecida por Generation, tem um perfil que além de se encaixar perfeitamente às novas realidades de empregos, não há como concorrer com ela. Acima de qualquer discussão, é bem instruída, tem forte intimidade com línguas estrangeiras, é bastante tecnológica e possuem natural tendência à Gestão de Pessoas e de Marketing – o MSN e o Orkut que digam!

Porém, é preciso haver uma mudança de mentalidade dos líderes regionais em relação às políticas flexíveis de contratação de mão-de-obra, como trabalho temporário e terceirização. Penso que grande parte das pessoas do Brasil, ainda não tomou consciência da “Globalização” e isto, não permite aproveitar as oportunidades criadas no mercado internacional e nem consolidar os valores culturais regionais.

Em torno disso, temos que ter a consciência de que o mundo está muito rápido nos processos voltados à educação, com foco na dinâmica do conhecimento científico e as chamadas ’soft skills’, com isto, formando uma cultura com valores éticos e morais. Daí, perguntamos: será que a América Latina resolverá problemas de educação básica?

Outro aspecto bem significativo na realidade do Brasil é que, há uma forte tendência nas indústrias, pelo uso da tecnologia. Assim, aqueles que dominarem tal atividade, poderão ter ótimas chances de empregos nas áreas de petroquímica, farmacêutica e biotecnologia. A combinação desses três segmentos resultará em oportunidades para novos produtos e serviços de alta tecnologia. Porém, trará um impacto para o mercado de trabalho, por causa da automatização e da modernização dos processos, podendo mudar a percepção da geração de valor dos profissionais.

De uma forma geral, pelo meu ponto de vista, as empresas deverão implementar sistemas que fomentem a produtividade, com orientação para resultados, eficácia, criatividade e inovação. Possivelmente, pela dinâmica social em vigor, será necessário adotar nova dinâmica que se adapte aos interesses motivacionais das pessoas com talento. Assim, teremos horários flexíveis, estruturas horizontais, trabalho à distância e outras políticas flexíveis.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.