Cada vez mais as empresas desejam encontrar profissionais que tenham postura inovadora e que tragam soluções. Não há muito espaço para crescimento quando o profissional fica remoendo mágoas e dificuldades. Diante de cada obstáculo, quem aprende a gerenciar suas emoções e a posicionar-se de forma rápida e racional já tem meio caminho andado para construir uma carreira sólida e de crescimento contínuo.

As grandes empresas estão de olho nos profissionais com características empreendedoras e, ao invés de perderem estas pessoas ao saírem para abrir o próprio negócio, estão implantando modelos de gestão que permitam aos funcionários tomar inúmeras decisões sem pedir autorização para os chefes. Em um mercado competitivo, as empresas que conseguem estimular e desenvolver habilidades comportamentais de independência e adaptação em seus profissionais têm um enorme diferencial perante as concorrentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria DBM, de São Paulo, especializada em recolocação profissional, estas são as seis habilidades que fazem a diferença na hora da empresa decidir quem vai contratar:

  • Comunicação;
  • Adaptação;
  • Independência;
  • Ansiedade sob controle;
  • Criatividade;
  • Liderança;

Tenha sempre em mente que toda característica de comportamento pode ser treinada e desenvolvida. Procure pensar de forma estratégica. Nunca vá conversar com seu chefe para falar de suas necessidades sem demonstrar que você também enxerga de forma mais ampla, isto é, o "lado da empresa", do seu setor de trabalho e dos negócios como um todo. Pense grande ao negociar qualquer pedido pessoal. Suas idéias só serão bem-vindas se trouxerem resultado.

Porém, lembre-se que é necessário estudar o terreno em que está pisando antes de compartilhar suas idéias. Para desenvolver o perfil empreendedor, muitos profissionais encontram alguns obstáculos, tais como chefes que não querem o brilho de seus subordinados e empresas com cultura conservadora que se habituaram a dar poder de decisão de acordo com o crachá.

Fique atento às tendências do mercado. Renove sua visão de como as empresas funcionam e torne-se cada vez mais atrativo enquanto profissional.