De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em 2017 cerca de 100 mil pessoas conseguiram a certificação do ensino médio pela prova do Encceja. Se você se inscreveu para fazer a prova do Encceja é porque também está buscando ter o seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio, certo?

Mas se você já alcançou o resultado, quais sãos os próximos passos a serem dados?

Com certeza  a sua decisão de se desafiar e correr atrás desse objetivo mostra que o primeiro passo já foi dado. O caminho agora é continuar a se qualificar para ter um currículo interessante capaz de lhe possibilitar uma vaga de emprego.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, representado pela sigla Encceja, é uma prova do Ministério da Educação (MEC), aplicada em todo Brasil, para pessoas que querem ter o diploma do ensino fundamental ou médio.

As pessoas que fazem essa prova, normalmente, não terminaram os estudos e querem recuperar o tempo perdido. Então, por meio da prova, o candidato pode comprovar que tem os conhecimentos necessários e obter o certificado de conclusão do 9° ano do ensino fundamental (“ginásio” ou “primeiro grau” de antigamente) ou da 3ª série do ensino médio (“colegial” ou “segundo grau” de longas datas).

Qual o objetivo de fazer Encceja?

O objetivo de se fazer a prova do Encceja é obter o certificado de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio. Geralmente, as pessoas que procuram por esse diploma desejam voltar aos estudos e até mesmo cursar uma faculdade.

Por isso, a prova pode interessar principalmente pessoas que não concluíram os seus estudos dentro da idade adequada devido às seguintes situações:

  • Pessoas que nunca estudaram formalmente, mas sabem ler e escrever.

  • Pessoas que repetiram de ano algumas vezes e ficaram muito atrasadas.

  • Pessoas que deixaram de estudar e acabaram por abandonar a escola.

Data do resultado da prova do Encceja

O resultado da prova do Encceja fica disponível três meses após a realização da prova. Então, fique de olho no calendário de acordo com a data da prova que você fizer (sempre lembrando que há dois exames em cada ano). Confira abaixo:

Prova do Encceja no 1º semestre:

  • Data das provas: agosto

  • Resultado: novembro

Prova do Encceja no 2º semestre:

  • Data das provas: outubro

  • Resultado: janeiro

Como acessar o resultado do Encceja

Para acessar o resultado do Encceja, basta seguir o passo a passo que deixamos abaixo:

  1. Acesse a Página do Participante do site do Encceja

  2. Preencha as informações solicitadas:

    1. Seu número de CPF

    2. A senha cadastrada no momento da sua inscrição

    3. Clicar na figura correspondente

    4. Clicar em “enviar”.

Logo em seguida, abrirá uma página de internet onde você terá acesso ao Resultado Individual, com a descrição das provas e das suas notas, conforme imagem abaixo:

Quanto é preciso tirar para passar na prova do Encceja?

Para conseguir o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, você precisará alcançar as seguintes notas:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos)

  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10)

Se você alcançou tais resultados, o passo seguinte é a validação, conforme as instruções que aparecem no seu Resultado Individual (conforme imagem acima).

OBS.: Se você não alcançar a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, receberá o certificado parcial das provas em que você passou e, assim, no próximo ano, poderá fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima.

O que fazer com o certificado obtido no Encceja?

Assim que você obtiver o certificado de Ensino Médio pelo Encceja, você poderá se inscrever no vestibular para um curso superior.

Para isso, é importante saber o curso ou senão ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade para tentar um vestibular e começar a estudar.

Listamos aqui 5 universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe o que fazer com o resultado do Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui em baixo!