Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

5 séries com temas sociais para usar na redação

20 de janeiro de 2023
séries para redação
Imagem do autor
Escrito porJulia Gomes

Em ano de vestibular, é sempre importante estar por dentro de assuntos sociais para utilizar nos vestibulares, principalmente na hora da redação, na qual são cobradas competências de compreensão do tema e uso de repertório.

A redação do Enem e outros vestibulares costumam avaliar domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão do tema, coesão e coerência no desenvolvimento, boa argumentação e respeito pelos direitos humanos.

Como as séries podem ajudar na redação? 

Os filmes e séries podem ser seus maiores aliados na hora de escrever! Várias séries abordam os mais variados temas sociais, como luta LGBTQIA+, racismo, realidade distópica, tecnologia, saúde mental e imigração.

Elas podem enriquecer seu repertório e compreensão sobre esses temas, sendo ótimas para citar na introdução da redação.

Séries que vão fazer sucesso na sua redação:

Ficou curioso sobre quais séries podem te ajudar? Então, confira só as que separamos especialmente para você!

Heartstopper

Heartstopper é uma adaptação dos livros da Alice Oseman, cujos livros carregam o mesmo nome da série. A coletânea gira em torno de dois personagens: Charlie e Nick.

Eles estudam na mesma escola há alguns anos, mas só ficam próximos quando viram dupla em uma aula de matemática. A partir daí, começam a se apaixonar e descobrir mais sobre suas sexualidades.

Spin Out

Kate Baker é uma patinadora profissional que sonha se tornar campeã olímpica. Após muitos campeonatos, ela chega a uma apresentação decisiva, mas tudo começa a dar errado quando ela e seu par cometem um erro que acaba a afastando da profissão.

Kate também precisa lidar com os desafios de ter Transtorno Afetivo Bipolar (Tab) e conviver com uma mãe com o mesmo transtorno. A personagem faz acompanhamento psiquiátrico, levando uma vida tranquila com o seu transtorno, até que acaba entrando em um episódio de mania.

Black Mirror 

Mundo distópico? Temos sim! Com cinco temporadas, a série narra uma história diferente a cada episódio. Mas, o que cada um deles tem em comum é retratar o avanço da tecnologia em situações diversas, mostrando os aspectos negativos que as pessoas evitam ver ou imaginar.

A grande questão da série é: até onde a tecnologia pode ir?

One Day at a Time

A série conta a história de uma família de imigrantes cubanos, na qual a avó foi a primeira a imigrar para os Estados Unidos, ainda durante a Revolução Cubana, onde começou a construir sua família.

Apesar de serem imigrantes legalizados, a família sobre preconceito em diversos ambientes. Além de trazer críticas sobre xenofobia, a série também retrata a luta LGBTQIA+, já que a garota mais nova da família se identifica como lésbica.

Sex Education

Sex Education retrata o dia a dia dos estudantes da escola Moordale, tendo como personagem principal Otis Milburn, filho de uma sexóloga. Ao perceber as desinformações sobre relacionamentos sexuais e suas consequências, Otis começa a dar conselhos aos seus colegas, junto com sua nova amiga, Maeve.

A série também mostra as situações de racismo, bullying e lgbtfobia sofridos por Eric, um menino gay e negro, melhor amigo de Otis.

Gostou do conteúdo acima? Também separamos alguns que podem te dar uma força na hora da redação, olha só:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.