Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!

6 de julho de 2023
Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O conhecimento humano abrange uma ampla diversidade de áreas, cada uma delas oferecendo uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo ao nosso redor. As diferentes áreas do conhecimento, como as exatas, humanas, biológicas e artes, exploram e investigam aspectos fundamentais da existência humana e da natureza.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto, vamos explorar as características e abordagens dessas quatro áreas principais do conhecimento. Assim, você conseguirá entender melhor a riqueza e a diversidade das abordagens que a humanidade desenvolveu para compreender o mundo e buscar respostas para as perguntas mais profundas da existência.

Veja também:
+ Componente Curricular: o que é, importância e efeitos
+ Quanto vale cada área do conhecimento no Enem?


O que são áreas de conhecimento?

As áreas de conhecimento são segmentações do conhecimento humano que agrupam diferentes disciplinas e campos de estudo que possuem características e objetivos semelhantes.

Elas são utilizadas para organizar e categorizar o conhecimento em áreas específicas, permitindo uma melhor compreensão e aprofundamento em determinados temas.

As áreas de conhecimento são estabelecidas com base na natureza e nas características das disciplinas que as compõem. Cada área de conhecimento abrange um conjunto de conhecimentos, metodologias e abordagens específicas, permitindo uma maior especialização e aprofundamento nos assuntos relacionados.

Alguns exemplos de áreas de conhecimento amplamente reconhecidas são as Ciências Exatas, que englobam disciplinas como Matemática e Física; as Ciências Humanas, que abarcam áreas como História, Sociologia e Filosofia; as Ciências Biológicas, que envolvem disciplinas como Biologia e Medicina; e as Artes, que compreendem campos como Música, Pintura e Teatro.

As áreas de conhecimento são fundamentais para a organização do ensino e da pesquisa, permitindo uma melhor compreensão e desenvolvimento do conhecimento humano em suas diversas vertentes. Cada área possui sua importância e contribui para a construção de uma visão ampla e multidisciplinar do mundo.

Exatas

Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!

As ciências exatas compreendem um conjunto de disciplinas que têm como base a observação, a experimentação e a aplicação de princípios matemáticos e lógicos para o estudo e a compreensão das leis que regem o mundo natural e o universo.

 

Características:

As ciências exatas são caracterizadas pelo uso sistemático de métodos quantitativos, rigor lógico e formulação precisa de hipóteses e teorias. Elas buscam descrever e explicar fenômenos naturais e desenvolver modelos matemáticos para prever comportamentos e realizar cálculos precisos. Alguns campos de estudo e profissões relacionadas são:

  • Matemática
  • Física
  • Química 
  • Astronomia
  • Engenharia 
  • Estatística 
  • Computação 

Leia também:
+ Conheça 12 cursos para quem gosta de Exatas



Exemplos de disciplinas e atividades:

Dentro das ciências exatas, encontramos disciplinas como Álgebra, Cálculo, Física Clássica e Moderna, Química Orgânica e Inorgânica, Programação, Estatística, entre outras. As atividades nessa área envolvem resolução de problemas, experimentação, modelagem matemática, análise de dados e desenvolvimento de tecnologias.

Habilidades necessárias para atuar nessa área:

Para se destacar nas ciências exatas, é importante desenvolver habilidades como raciocínio lógico, habilidades matemáticas, pensamento analítico, capacidade de resolver problemas complexos, criatividade, habilidades de programação, curiosidade científica e capacidade de trabalhar em equipe.

Humanas

Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!

As ciências humanas são um conjunto de disciplinas que têm como foco o estudo do ser humano, suas relações sociais, culturais, históricas e seu papel na sociedade. 

Definição e características:

As ciências humanas são voltadas para o estudo da natureza e do comportamento humano, buscando compreender as relações sociais, culturais, históricas e psicológicas que moldam as sociedades. Elas buscam analisar questões complexas e promover uma reflexão crítica sobre a condição humana. Alguns campos de estudo e profissões relacionadas são:

  • Sociologia 
  • Antropologia 
  • Psicologia 
  • História 
  • Filosofia 
  • Ciência Política
  • Economia 
  • Comunicação 


Veja também:
+ Conheça 8 cursos para quem gosta de Humanas
+ Profissões de Humanas mais bem Pagas!


Exemplos de disciplinas e atividades:

As disciplinas das ciências humanas abrangem uma ampla gama de assuntos, como teorias sociológicas, análise histórica, estudos culturais, psicologia social, filosofia política, economia comportamental, comunicação intercultural, entre outros. As atividades nessa área envolvem pesquisa, análise crítica, interpretação de dados, escrita e diálogo interdisciplinar.

Habilidades necessárias para atuar nessa área:

Conseguir destaque nas ciências humanas exige o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, habilidades de pesquisa, boa comunicação oral e escrita, empatia, capacidade de entender diferentes perspectivas e contextos culturais, e habilidades de trabalho em equipe.

Saiba mais:
+ Os 9 cursos de Humanas mais bem pagos
+ Conheça mais sobre a área de Ciências Humanas


Biológicas

Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!

As ciências biológicas são um ramo do conhecimento dedicado ao estudo dos seres vivos e dos processos biológicos que os envolvem. Os estudos dessa área de conhecimento abrangem desde a compreensão da estrutura celular até a análise dos ecossistemas.

Definição e características:

As ciências biológicas são voltadas para o estudo dos organismos vivos, desde sua estrutura molecular até sua interação com o ambiente. Elas investigam processos como reprodução, crescimento, metabolismo, hereditariedade, evolução e ecologia. Caracterizam-se por utilizar o método científico, realizando experimentos, observações e análises para compreender os fenômenos biológicos. Alguns campos de estudo são:

  • Biologia Molecular 
  • Genética 
  • Ecologia 
  • Microbiologia 
  • Zoologia 
  • Botânica


Confira mais:
+ Os 30 cursos superiores em ciências biológicas mais procurados


Exemplos de disciplinas e atividades:

As disciplinas das ciências biológicas abrangem uma ampla gama de assuntos, como bioquímica, fisiologia, genética, ecologia, anatomia, taxonomia, entre outros. As atividades nessa área envolvem coleta e análise de dados, experimentos em laboratório, estudos de campo, identificação de espécies, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios científicos, entre outros.

Habilidades necessárias para atuar nessa área:

Para se destacar nas ciências biológicas, é importante desenvolver habilidades como raciocínio lógico, capacidade de observação e análise, habilidades técnicas em laboratório, habilidades de comunicação científica, trabalho em equipe, ética na pesquisa, curiosidade científica e capacidade de lidar com dados e informações complexas.

Veja mais:
+ Conheça as Ciências Biológicas

Área Artística

Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!

A área artística engloba um vasto conjunto de expressões criativas e estéticas que buscam transmitir emoções, ideias e reflexões por meio de diferentes formas de arte que vão desde a pintura e escultura até a música, teatro, dança, cinema e design.

Definição e características:

A área artística envolve a criação e expressão de obras de arte, seja por meio das artes visuais, como pintura, escultura e fotografia, ou das artes performáticas, como música, teatro, dança e cinema.

Caracteriza-se pela liberdade criativa, subjetividade, estética, originalidade e capacidade de transmitir sentimentos e significados por meio da linguagem artística. Alguns campos de estudo relacionadas são:

  • Belas Artes
  • Música
  • Teatro
  • Dança
  • Cinema
  • Design

Veja isso também:
+ Artes Cênicas: Conheça tudo sobre o Curso e a Profissão
+ Artes Visuais: saiba tudo sobre a área
+ Saiba tudo sobre artes plásticas



Exemplos de disciplinas e atividades:

As disciplinas na área artística podem variar de acordo com o campo de estudo escolhido. Nas artes visuais, por exemplo, temos disciplinas como desenho, pintura, escultura, história da arte, técnicas de composição visual, entre outras.

Nas artes performáticas, temos disciplinas como técnica vocal, interpretação, dança contemporânea, improvisação teatral, direção de cinema, entre outras. As atividades incluem criação de obras de arte, performances, produção audiovisual, coreografias, projetos de design, entre outros.

Habilidades necessárias para atuar nessa área:

Para ser um bom artista, é importante desenvolver habilidades como criatividade, imaginação, sensibilidade artística, capacidade de expressão, domínio técnico, habilidades de interpretação, capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, capacidade de lidar com críticas e resiliência diante dos desafios do mercado artístico.

Escolha da área de estudo

Escolher a área de estudo é uma decisão importante que pode impactar significativamente o futuro profissional. Confira alguns aspectos a serem considerados ao tomar essa decisão:

  • Considerações pessoais e interesses: Ao escolher uma área de estudo, é fundamental considerar seus interesses pessoais. Pergunte-se sobre os temas que despertam sua curiosidade, as atividades que lhe trazem satisfação e os assuntos sobre os quais você gosta de aprender. Identificar suas paixões e motivações ajudará a direcionar sua escolha de forma mais alinhada com seus valores e aspirações.
  • Aptidões individuais e afinidade com as disciplinas: Cada área de estudo requer habilidades específicas. Reflita sobre suas aptidões individuais, como raciocínio lógico, habilidades manuais, criatividade ou habilidades de comunicação. Considere também sua afinidade com as disciplinas relacionadas a cada área. Uma identificação natural com os conteúdos e uma inclinação para aprender sobre eles podem indicar uma escolha mais adequada.
  • Mercado de trabalho e oportunidades: Além dos interesses e aptidões, é importante avaliar o mercado de trabalho e as oportunidades oferecidas por cada área de estudo. Pesquise sobre as demandas do mercado, as perspectivas de crescimento e as possibilidades de carreira em cada campo. Considere fatores como empregabilidade, salários, tendências e inovações. Isso ajudará a escolher uma área com boas oportunidades de desenvolvimento profissional.


Onde estudar para seguir em uma dessas áreas do conhecimento?

Como vimos, existem diversos cursos e carreiras para serem seguidas nas diferentes áreas do conhecimento. Após escolher o caminho pelo qual quer seguir, é essencial se especializar através da graduação. Para isso, é essencial contar com uma boa instituição de ensino, que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Abaixo, separamos faculdades que se encaixam nesse quesito, além de serem bem avaliada e contarem com ótimas condições de ingresso para novos alunos! Verifique cada uma das opções e os cursos e modalidades disponíveis abaixo:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.