Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Os 30 cursos superiores em ciências biológicas mais procurados

19 de fevereiro de 2018
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os cursos ligados à área de Ciências Biológicas estudam todas as formas de vida: seres humanos, animais, plantas e microrganismos. Seu objetivo principal é pesquisar sobre a estrutura, forma, evolução e funcionamento dos seres vivos e como eles se relacionam com o meio ambiente.

Essa área do conhecimento também é chamada de Ciências Biológicas e da Saúde, por abranger os cursos que se dedicam ao estudo do corpo humano, seu funcionamento e doenças que o atingem.

De modo geral, quem opta por um curso da área de biológicas é bastante curioso, gosta do contato com a natureza e com os animais e tem interesse por pesquisas em laboratórios.

Se você se encaixa no perfil das Ciências Biológicas, confira esta lista com os 30 cursos mais procurados:

  1. Medicina: o mais concorrido dentre todos os cursos da área de Ciências Biológicas, forma médicos de diversas especialidades, responsáveis por diagnosticar, tratar e curar pessoas com alguma enfermidade, zelando pela manutenção e restauração da saúde.
  2. Medicina Veterinária: forma médicos especializados no tratamento de animais de todos os portes, domésticos ou silvestres, de diferentes espécies. Entre as funções dos veterinários, há tarefas como realização de exames e diagnósticos, indicação de tratamentos e cirurgias. 
  3. Odontologia: forma dentistas que cuidam da saúde e estética bucal, tratando dos dentes, boca e ossos da face. Esses profissionais combatem doenças da boca e gengiva, realizam cirurgias odontológicas e atuam na orientação da higiene bucal.
  4. Enfermagem: os profissionais dessa área prestam assistência médica a pacientes e apoiam o trabalho dos médicos, coletando amostras para exames, administrando medicamentos, cuidando da alimentação, bem-estar e higiene dos pacientes, entre outros.
  5. Biologia: também chamada de Ciências Biológicas, é a ciência que estuda, descreve e preserva a vida e os organismos vivos. É o curso mais amplo dessa área e possibilita diversas especializações (veja detalhes mais adiante).
  6. Fisioterapia: estuda técnicas de prevenção e tratamento de lesões e doenças relacionadas aos movimentos do corpo. Os fisioterapeutas se responsabilizam por manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções ligados à movimentação e postura corporais.
  7. Nutrição: segmento que estuda as propriedades dos alimentos e como eles afetam o organismo humano. Os nutricionistas cuidam da alimentação das pessoas, prescrevendo programas de reeducação alimentar, bem como supervisionando restaurantes e cozinhas industriais.
  8. Zootecnia: campo de atuação que se encarrega pela cadeia produtiva animal, desde a criação de rebanhos e o melhoramento genético, até a fabricação de produtos de origem animal. É a área responsável por promover a criação animal de forma eficiente, justa, sustentável e ética.
  9. Educação Física: promove a saúde por meio da prática de atividades corporais, como esportes, exercícios físicos, dança e artes marciais. O profissional de Educação Física orienta, planeja e acompanha a prática de exercícios físicos de um indivíduo ou grupo.
  10. Biomedicina: também conhecido como Ciências Biomédicas, o curso associa aspectos da biologia à saúde humana, a fim de compreender as causas dos processos patológicos e, a partir disso, desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
  11. Farmácia: ciência que estuda a composição de remédios, cosméticos e alimentos industrializados. Os farmacêuticos preparam fórmulas tradicionais de medicamentos ou personalizadas, conforme indicação médica.
  12. Fonoaudiologia: área de estudo que analisa as deficiências de fala, voz, audição, escrita ou leitura. Ocupa-se da prevenção e reabilitação desses distúrbios, por meio de terapias especializadas, que podem incluir exercícios para fortalecer os músculos da boca, atividades de articulação de sons e até massagens faciais.
  13. Gerontologia: especialidade que estuda o processo de envelhecimento nos seres humanos, com o objetivo de garantir o bem-estar físico, emocional e social dos idosos, proporcionando-lhes maior qualidade e expectativa de vida.
  14. Bioinformática: trata-se de uma ciência multidisciplinar, que procura compreender as funções biológicas por meio de métodos computacionais e algoritmos matemáticos, que simulam e armazenam dados biológicos, como estruturas tridimensionais de moléculas e sequências de DNA. 
  15. Ciência e Tecnologia de Alimentos: estuda as características nutricionais, físicas e químicas dos alimentos, desde a sua composição original, passando pelas transformações industriais, até a comercialização e chegada ao consumidor final.
  16. Terapia Ocupacional: área do conhecimento que promove a reabilitação física e psíquica de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, por meio de recursos e atividades adequados às necessidades de cada paciente.
  17. Obstetrícia: especialidade médica que analisa os aspectos fisiológicos e patológicos que envolvem a reprodução feminina. Trata-se de uma área voltada ao cuidado das gestantes e seus bebês, desde o pré-natal até o momento do parto e, inclusive, no pós-parto.
  18. Ciência do Esporte: forma treinadores e preparadores físicos para atletas e equipes esportivas, com o objetivo de entender, acompanhar e otimizar o desempenho em diferentes esportes.
  19. Gestão Ambiental: campo que analisa os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e elabora diretrizes de uso racional dos recursos naturais, fomentando práticas sustentáveis, que causem o menor impacto possível na natureza.
  20. Saúde Coletiva: busca promover a qualidade de vida de determinados grupos sociais ou da população em geral. É o segmento que planeja e coordena políticas públicas relacionadas à saúde.
  21. Ecologia: ramo da Biologia que estuda as relações existentes entre os organismos vivos e o meio que habitam, com o objetivo de compreender o funcionamento dos ecossistemas nos seus mais variados níveis e de solucionar os conflitos ambientais gerados pela ação humana.  
  22. Estética e Cosmética: capacita profissionais para promover qualidade de vida, beleza e bem-estar, por meio de procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, como: limpeza de pele, depilação, hidratação, massagem corporal, entre outros.
  23. Biotecnologia: ciência que utiliza aplicações tecnológicas para modificar sistemas e organismos vivos, a fim de melhorar os processos produtivos e/ou desenvolver inovações em diversos âmbitos, por exemplo, na indústria alimentícia ou no setor de saúde.
  24. Radiologia: curso que forma profissionais capazes de operar equipamentos de diagnóstico por imagem (radiografia), preparar pacientes para exames desse tipo e processar imagens radiológicas.
  25. Óptica e Optometria: estuda técnicas específicas para identificar problemas visuais, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. É o setor que se encarrega pelos exames e cuidados primários relacionados à visão, para depois encaminhar o paciente para o oftalmologista.
  26. Musicoterapia: forma profissionais que utilizam a música na reabilitação física, social e emocional de indivíduos, mesclando arte e saúde na geração de bem-estar, interação social e qualidade de vida.
  27. Ciências Ambientais: são os estudos que investigam as condições do meio ambiente e as questões relacionadas à sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia, entre outras.
  28. Naturologia: vertente que pesquisa sobre terapias alternativas ligadas à natureza que podem ser utilizadas na prevenção e no tratamento de doenças e/ou distúrbios físicos.
  29. Quiropraxia: área da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo. O quiroprata utiliza técnicas manuais específicas para melhorar a flexibilidade e restabelecer as funções normais das partes atingidas.
  30. Bioengenharia: também conhecida como Engenharia Biológica, essa formação associa os saberes das Ciências Exatas à área de Biologia e saúde, focando-se no estudo dos organismos vivos para a produção biotecnológica de recursos que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade.

São tantas opções interessantes, não é mesmo? Se você ainda ficou com dúvidas sobre qual curso escolher, assista ao vídeo abaixo para ter mais detalhes sobre essa área tão intrigante que é a das Ciências Biológicas:

Habilitações do curso de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas, também chamado de Biologia, é bastante amplo e estuda a vida nas suas mais variadas formas, assim como a relação dos organismos vivos com o meio ambiente. Em algumas universidades, é possível encontrar diferentes habilitações para esse curso.

Essas habilitações são focadas em um assunto específico dentro da Biologia. São elas:

  • Biofísica
  • Biologia Evolutiva
  • Biologia Marinha
  • Biologia Vegetal
  • Genética
  • Microbiologia e Imunologia
  • Zoologia

Onde encontrar cursos da área de Ciências Biológicas?

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer diversos cursos na área de Ciências Biológicas:

Em todas essas faculdades, você poderá estudar com qualidade pagando menos. Isso porque elas participam de programas como ProUni e FIES, além de trabalharem com iniciativas de descontos, convênios, bolsas e financiamento, sem burocracia.

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Ciências Biológicas a distância

Você está pensando em fazer algum curso da área de Ciências Biológicas? Conte para nós qual deles aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.