Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Sistema Solar: o que é, planetas, características

10 de março
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Sistema Solar é um assunto bastante abordado durante o Ensino Médio. Isso acontece porque a astronomia influencia o nosso dia a dia desde grandes mudanças até mesmo questões menos nítidas de perceber.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto, você irá aprender o que é o Sistema Solar, curiosidades sobre os planetas e outros tópicos relevantes para você ir bem nas provas da escola, ENEM e vestibular. Vamos viajar pelo espaço?

O que é o Sistema Solar?

O sistema solar possui oito planetas orbitando ao redor do sol, uma estrela com uma função literalmente vital: ela é responsável por fornecer luz e calor para todos nós. Os planetas, em ordem a partir do sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O Sistema Solares também abria elementos menores, como asteroides e cometas, que também orbitam ao redor do sol. Cada planeta tem características únicas, tais como tamanho, atmosfera e composição. Dessa forma, os cientistas sempre vão ter necessidade de explorar e aprender mais sobre o Sistema Solar para expandir a compreensão humana sobre a formação do universo.

História da descoberta do Sistema Solar

Os primeiros pensadores sobre a origem e funcionamento do universo acreditavam que a Terra estava no centro da criação, tendo o sol, a lua, os planetas e as estrelas circulando ao nosso redor. Esse conceito é chamado de Geocentrismo, e essa ideia perdurou por mais de 1000 anos.

Foram necessários muitos anos para que evidências experimentais confirmassem que realmente estamos inseridos em um sistema solar. Até mesmo a adoção desse termo foi recusada, especialmente pela Igreja Católica. Por isso, o trabalho do astrônomo italiano Galileo Galilei no início de 1600 entrou para a história como uma das maiores contribuições para a ciência mundial.

Ele observou que o planeta Vênus “crescia e diminuía” de acordo com as fases, de forma similar à lua. Esse fenômeno não seria possível se Vênus e o Sol orbitarem ao redor da Terra, mas sim se os planetas circulassem por uma fonte central de iluminação.

Quantos planetas existem no sistema solar?

Existem oito planetas no sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Plutão, que há alguns anos era considerado o nono planeta, perdeu esse status em 2006 ao ser reconhecido como um “planeta anão”. Essa nova categoria de objetos serve para designar objetos que compartilham características semelhantes a planetas a primeira vista, mas não cumprem todos os critérios para serem considerados como tal.

Principais características dos planetas

A União Astronômica Internacional estabelece três regras principais para caracterizar um planeta:

  1. Orbita ao redor do sol: Todo planeta deve se mover em uma trajetória em torno da estrela central de um sistema solar.
  2. Possui forma esférica: Um planeta deve ter massa suficiente para que sua própria gravidade o torne esférico.
  3. Gravidade: É necessário ter gravidade suficiente para afastar ou absorver todos os outros objetos próximos em sua órbita. Essa característica diferencia um planeta e um objeto menor, como um asteróide.

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do Sistema Solar de acordo com a NASA:

Mercúrio

Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar – apenas um pouco maior que a Lua da Terra. O menor em tamanho, é o maior em velocidade: ele é o mais rápido do nosso sistema solar – viajando pelo espaço a 47 quilômetros por segundo.

Quanto mais próximo um planeta está do Sol, mais rápido ele viaja. Como Mercúrio é o planeta mais rápido e tem a menor distância para viajar ao redor do Sol, ele tem o ano mais curto de todos os planetas do nosso sistema solar: 88 dias.

Vênus

Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e é o vizinho planetário mais próximo da Terra. É um dos quatro planetas internos, terrestres (ou rochosos), e muitas vezes é chamado de gêmeo da Terra porque é semelhante em tamanho e densidade.

É o planeta mais quente do nosso sistema solar, embora Mercúrio esteja mais próximo do Sol. As temperaturas da superfície em Vênus são de cerca de 475 graus Celsius – quente o suficiente para derreter o chumbo.

Terra

Embora a Terra seja apenas o quinto maior planeta do sistema solar, é o único em nosso sistema solar com água líquida na superfície. Apenas um pouco maior que Vênus, a Terra é o maior dos quatro planetas mais próximos do Sol, todos feitos de rocha e metal.

O nome Terra é utilizado há, pelo menos, 1.000 anos. Todos os planetas, exceto o nosso, receberam nomes de deuses e deusas gregos e romanos. No entanto, o nome Terra é uma palavra germânica, cujo significado é “o solo”.

Marte

Marte é o quarto planeta a partir do Sol. Ele é caracterizado por ser um planeta empoeirado, frio e desértico com uma atmosfera muito rarefeita. Marte também é um planeta dinâmico com estações, calotas polares, cânions e até mesmo vulcões extintos.

O planeta vermelho é um dos corpos celestes mais explorados em nosso sistema solar, especialmente pela NASA, sendo o único planeta para onde enviamos equipamentos para registrar a paisagem.

Júpiter

Júpiter é, com folga, o maior planeta do sistema solar – tendo duas vezes a massa de todos os outros planetas juntos.

As faixas e redemoinhos familiares de Júpiter são, na verdade, nuvens frias e ventosas de amônia e água, flutuando em uma atmosfera de hidrogênio e hélio. A icônica Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade gigante maior que a Terra, que já dura centenas de anos!

Saturno

O que mais chama atenção de Saturno, com certeza, se dá pelos lindos anéis – feitos de pedaços de gelo e rocha. Como o gigante gasoso Júpiter, Saturno é uma bola enorme feita principalmente de hidrogênio e hélio.

Saturno leva cerca de 10,7 horas para girar em seu eixo uma vez, e 29 anos terrestres para orbitar o sol.

Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e tem o terceiro maior diâmetro do nosso sistema solar. Foi o primeiro planeta encontrado com a ajuda de um telescópio, em 1781 pelo astrônomo William Herschel, embora ele originalmente pensasse que era um cometa ou uma estrela.

Uma curiosidade interessante sobre Urano é que ele é o único planeta do sistema solar que gira de lado em relação ao plano orbital. Enquanto a maioria dos planetas gira em torno de um eixo vertical em relação ao plano orbital

Netuno

Escuro, frio e com ventos supersônicos, o gigante de gelo Netuno é o oitavo e mais distante planeta do nosso sistema solar. Ele orbita a uma distância média de cerca de 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e leva cerca de 165 anos terrestres para completar uma volta em torno da estrela.

Netuno tem luas que fogem aos padrões dos outros satélites naturais: Algumas das luas de Netuno têm órbitas incomuns e retrógradas, o que significa que elas orbitam o planeta na direção oposta à rotação do planeta.

sistema-solar

O Sol

Peça central nas artes e até mesmo nas religiões, o sol é um ícone cultural e também o principal elemento do sistema solar.

O que é o Sol

Ele é uma estrela estrela amarela de temperatura média. O sol tem cerca de 4,6 bilhões de anos e deve continuar a brilhar por mais 5 bilhões de anos antes de começar a se transformar em uma gigante vermelha.

Características do Sol

A nossa estrela é composta principalmente por hidrogênio e hélio. A partir dessa interação, é gerada energia por meio da fusão nuclear, processo em que os núcleos de hidrogênio se fundem para formar núcleos de hélio. Dessa forma, a energia chega até nós.

Importância do Sol para a vida na Terra

O sol é vital pois fornece luz e calor para sustentar a vida de todos os seres vivos na terra, além de ser fonte de alimento para as plantas. Além disso, o sol também é responsável pela maioria dos fenômenos meteorológicos em nosso planeta, como ventos, correntes oceânicas e chuvas.

Luas e outros corpos celestes

O nosso único satélite natural é inspiração para muitas músicas e outras obras de arte, além de influenciar no movimento dos oceanos.

A Lua

A lua é um rochosa e não possui atmosfera. Esse satélite natural orbita em torno da Terra a uma distância média 384.400 km e leva cerca de 27,3 dias para completar uma volta ao redor da Terra. Ela causa as marés do oceano e tem um efeito na inclinação do eixo da Terra, o que afeta as estações do ano.

Luas de outros planetas

Saturno é o planeta com mais luas conhecidas pelo homem: 82. Júpiter tem 79 luas conhecidas, incluindo as quatro maiores: Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Ganímedes é a maior lua do sistema solar, e Io é a mais vulcânica.

Você gosta de estudar a natureza e a existência dos planetas? Há várias oportunidades de graduações em que você pode se dedicar ao estudo do espaço! Conheça algumas universidades, com oportunidades de bolsas, que podem te ajudar a explorar novas áreas:

Leia Mais:

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.