Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Os três estados físicos da água: Quais são e como ocorrem?

25 de maio de 2021
Estados da água - Mundo Vestibular
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

Você sabia que mais de 70% da superfície do nosso planeta é composta por água em estado líquido? Pois é, por esse e outros motivos, a água é um recurso natural de extrema importância para a vida na Terra. É importante saber, contudo, que o estado líquido é apenas um dos estados físicos da água – há, também, os estados sólido e gasoso.

Neste texto, vamos conhecer melhor cada um desses estados físicos, bem como os seus processos de transformação.

Os 3 estados físicos da água

Estados da água - Mundo Vestibular

Como já mencionamos, embora a água seja predominantemente encontrada em estado líquido em meio à natureza, essa substância existe, também, em dois outros estados físicos: sólido e gasoso. Ao todo, portanto, podemos listar três possíveis estados físicos da água: líquido, sólido e gasoso.

Estado líquido

Em estado líquido, a água não apresenta forma própria – é por isso que, para bebê-la, utilizamos copos ou garrafas como recipientes. Na natureza, a água é encontrada em estado líquido nos oceanos, rios, córregos e lagos, por exemplo.

Estado sólido

Em estado sólido, as moléculas de água ficam muito próximas umas das outras. Por isso, neste caso, a água passa a possuir forma própria, como podemos observar nos cubos de gelo e nos icebergs.

Estado gasoso

O estado gasoso é o estado físico da água no qual as moléculas de água ficam mais distantes entre si. Por isso, assim como ocorre no estado líquido, a água em estado gasoso (vapor) não tem forma própria.

Os 6 processos de transformação entre os estados físicos da água

Solidificação

A solidificação é o processo de transformação da água em estado líquido para o estado sólido. Este processo é caracterizado pelo resfriamento, e ocorre logo após o momento que a temperatura da água chega a 0ºC, pois este é o seu ponto de solidificação.

Fusão

A fusão é o contrário da solidificação: trata-se do processo de mudança de estado físico da água em estado sólido para o estado líquido. Neste caso, o processo caracteriza-se pelo aquecimento, e ocorre logo após o momento que a temperatura da água chega a 0ºC, pois este é o seu ponto de fusão.

Sim, o ponto de fusão e de solidificação da água é o mesmo: 0ºC! Nesta temperatura, as moléculas de água ficam em equilíbrio dinâmico entre as duas fases.

Vaporização

A vaporização é o processo de transformação da água em estado líquido para o estado gasoso. Assim como o processo de fusão, a vaporização é caracterizada pelo aquecimento da água. Este processo pode ocorrer de três maneiras:

  • Evaporação: processo lento, que pode ocorrer em temperaturas abaixo de 100ºC (ponto de ebulição da água). A secagem de roupas ao ar livre, num varal, é um exemplo desse processo.
  • Ebulição: processo no qual a vaporização ocorre quando a substância atinge seu ponto de ebulição – no caso da água, 100ºC. Ferver água com uma panela no fogão é um exemplo clássico de ebulição.
  • Calefação: trata-se do processo que converte a água em estado líquido para o estado gasoso de forma imediata, submetendo-a a temperaturas maiores que o seu ponto de ebulição (100ºC). Isto ocorre quando um pingo de água cai sobre uma frigideira quente, por exemplo.

Condensação

A condensação é o contrário da vaporização: consiste no processo de mudança de estado físico da água em estado gasoso (vapor) para o estado líquido. Trata-se de um processo que é caracterizado pelo resfriamento.

A temperatura na qual o vapor de água (água em estado gasoso) presente no ar que respiramos é convertido em pequenas gotas (água em estado líquido) é chamado de “ponto de orvalho”.

Sublimação

Na sublimação, a água em estado sólido passa diretamente para o estado gasoso, sem passar pela etapa do estado líquido. Trata-se de um fenômeno pouco usual na natureza, mas que pode ser observado em ambientes controlados, como indústrias e laboratórios.

Ressublimação

A ressublimação é o processo contrário da sublimação, por isso, também pode ser chamada de sublimação inversa. Neste processo, portanto, a água em estado gasoso é transformada em água em estado sólido, sem passar pelo estado líquido.

Assim como a sublimação, a ressublimação é um fenômeno pouco usual em meio à natureza, mas que pode ocorrer em laboratórios e indústrias, por exemplo.

Resumo

  • Solidificação: líquido para sólido
  • Fusão: sólido para líquido
  • Vaporização: líquido para gasoso
  • Condensação: gasoso para líquido
  • Sublimação: sólido para gasoso
  • Ressublimação: gasoso para sólido

Veja também: Lista de cursos de graduação e pós-graduação para começar ou aprimorar a sua carreira.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.