Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Conheça 5 aplicativos de tradução para português

24 de março de 2022
aplicativos de tradução para português
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

A fluência em um segundo idioma é certamente um diferencial competitivo. Ter como expandir sua comunicação para além das fronteiras e se tornar um cidadão do mundo pode te colocar em situações estratégicas no mercado de trabalho.

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para sua carreira.

Mas a fluência é uma construção tal qual aprender a tocar um instrumento. Não é da noite para o dia, através de um intensivão. E essa construção requer muita dedicação, já que a trajetória pode ser árdua. A comunicação nativa é algo que aprendemos antes mesmo de nos reconhecermos como gente.

Aprender uma nova língua é um exercício cognitivo que exige, mas se alimentado diariamente, é um resultado inevitável. Para colocar tijolinhos nessa construção, use e abuse de recursos tecnológicos, tais quais os aplicativos de tradução para português. Pode ser uma alternativa para quebrar algumas barreiras e achar caminhos mais acessíveis.

Não existe tradução ao pé da letra, mas o auxílio desses tipos de aplicativos é importante para estudantes, por exemplo, tirarem dúvidas sobre vocabulário, fonética, construção semântica. 

Em graduações e pós-graduação pelo país, é muito comum ver materiais bibliográficos em inglês ou espanhol. É vital contar com a ajuda da tecnologia para te dar suporte nesses momentos de conhecimento.

Encontrar diversas dessas funções na palma da mão tem auxiliado as pessoas em benefício dos estudos e da carreira. Além disso, pode ser um bom aliado na hora das viagens internacionais. 

Veja os principais aplicativos de tradução para português e não caia em armadilhas. Confira!

Leia mais: 7 podcasts para aprender e melhorar seu inglês

Confira 5 aplicativos de tradução para português que podem ajudar seus estudos ou trabalho

A rotina de estudos ou de trabalho pode gerar circunstâncias pelas quais você precisará desenrolar em outra língua. Um artigo acadêmico, um e-mail que precisa ser redigido para fechar um contrato. São diversos os contextos que talvez você precise usar o recurso dos aplicativos. E eles estão lá para isso.

Lembre-se: a fluência é uma construção tal qual aprender a tocar um instrumento. Não é da noite para o dia, através de um intensivão. E essa construção requer usar quaisquer meios que forem precisos para sobreviver, compreender e aprender a se comunicar em uma nova língua.

  1. Google Tradutor

Não tem por onde: pensou em tradução, pensou em Google Tradutor. Foi-se o tempo em que o algoritmo da ferramenta não ajudava ao propósito. Uma inteligência que foi se retroalimentando de dados conforme o tempo avançava, hoje é talvez a ferramenta de tradução mais completa do mercado.

O Google Tradutor reconhece quase todos os idiomas, seus vocabulários, expressões escritas e orais. Traduz também cerca de 90 línguas a partir de símbolos imagéticos, como por exemplo, a foto de um cardápio. 

Ainda mais: através do Google Tradutor é possível usar a escrita à mão, reproduzindo desse modo o texto ou caracteres em vez de digitar. Essa função está disponível em até 95 idiomas. Já a tradução de voz bidirecional está disponível em 43 idiomas.

Em casos de viagens, as quais você pode ficar sem acesso a internet, o app também permite baixar um banco de dados de mais de 50 idiomas para consultas offline. Tudo isso envelopado em um aplicativo simples, intuitivo e gratuito.

  1. Wordlens

O Wordlens é um aplicativo de tradução de imagens. Viu algo que está em outro idioma em alguma placa, cartaz, panfleto ou em um material impresso? O Wordlens tira uma fotografia do que você quer que seja traduzido, entende os elementos de comunicação na imagem e, em tempo real, traduz para o idioma selecionado.

O aplicativo é gratuito para todos os sistemas operacionais, mas é necessário pagar para baixar os pacotes completos de idiomas. É uma plataforma para quem está na rua e precisa de informação rápida, de forma visual. Funciona bem também para materiais com os quais você não consegue copiar a caixa de texto.

Em casos de estudantes que possuem livros em outra língua, para traduzir determinada página, basta apontar a câmera do seu celular, focar e fotografar. Pronto, todos os códigos da mensagem serão traduzidos para o idioma escolhido.

  1. Tradutor automático

Se você fica sem conexão com a internet, você está desamparado. Existem aplicativos de tradução que possuem seus recursos offline, mas a maioria tem todas suas funcionalidades disponíveis quando conectadas com a internet. É preciso contar com o imprevisto e com uma ação preventiva para não ser pego desprevenido.

Sempre é bom ter uma carta na manga que funcione offline. Essa é a maior vantagem do aplicativo Tradutor Automático, que dispõe de mais de 30 idiomas em seu banco de dados e permite que você utilize a escrita ou a fala para solicitar traduções, que ficam armazenadas em uma espécie de histórico de origem.

  1. Microsoft Translator

Outro grande peixe desse mercado é o Microsoft Translator, que conta com mais de 60 idiomas em seu leque de opções de tradução, que incluem formatos de texto, voz e imagens. 

É um aplicativo para conversação. É capaz de traduzir conversas com várias pessoas envolvidas e possui uma função de tela dividida. Ela permite que as pessoas vejam a frase original e ao lado, sua versão traduzida. 

Além de conseguir se comunicar com outras pessoas de forma mais acessível, o aplicativo permite que o usuário aprenda a pronúncia das palavras que são traduzidas. É o aplicativo de tradução que mais estimula o diálogo e o intercâmbio.

  1. iTranslate

O iTranslate possui mais de 100 idiomas disponíveis e, para traduzir, é possível utilizar texto, voz ou a câmera do seu aparelho. O diferencial do aplicativo é um recurso que detalha a conjugação verbal durante uma tradução.

Isso o torna uma forte recomendação para quem está começando a aprender um novo idioma. Além de vocabulário, você aprende no aplicativo de tradução muito sobre conjugação verbal, elemento vital para a construção da fluência em um segundo idioma.

O iTranslate também oferece acesso a uma biblioteca com dicionário e principais expressões para diversos contextos. É possível ainda configurar widgets com cartões interativos, que exibem a tradução de vocabulários diários e aleatórios.

O pacote completo – é verdade, custa -, que abrange vocabulário, conjugação e expressões nativas.

Pensando em estudar? Faça uma graduação com bolsas de estudo!

O curso de Letras, por exemplo, oferece o bacharelado com a opção de língua estrangeira. Se você quer seguir por esse caminho, a primeira informação que deve verificar é se a faculdade tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o seu curso. 

Essa é a garantia de que você vai obter um diploma de nível superior válido em todo o país, que poderá ser usado para encontrar um emprego na área ou participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade.

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem graduações que irão te habilitar para um novo idioma. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

> Não perca a oportunidade de encontrar bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Não deixe de conferir: saiba como funciona uma biblioteca virtual

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.