Se você está na maior expectativa, prestando vários vestibulares e sonhando com o dia tão esperando para passar na faculdade, precisa saber o que é calouro! Além disso, é super importante entender um pouquinho melhor como funciona a relação entre calouro e veterano, afinal, isso pode te ajudar bastante durante a graduação.

 

O que é calouro?

Um calouro nada mais é do que um recém-chegado na universidade. Na realidade, algumas instituições de ensino também consideram como calouro aquele que ingressa em colégios técnicos, pós-graduações, depende bastante da cultura do seu curso. Mas, em termos gerais, esse é o nome que damos para os alunos que estão chegando em determinado curso.

Se você não conhece isso pelo nome de calouro, talvez conheça através de um nome bem diferente e mais popular, que é “bixo”. Entretanto, nos últimos anos, algumas instituições de ensino preferiram trocar o termo “bixo” por calouro. Ademais, em várias universidades e colégios do nosso país, os trotes - comuns na recepção dos calouros - têm sido rigorosamente fiscalizados.

Isso não tira a diversão de ninguém, muito pelo contrário! Afinal, estimular a boa convivência e o companheirismo são fundamentais, não é mesmo?

 

O que é veterano?

Ao contrário do calouro, o veterano está no curso há mais tempo. Na maior parte das vezes, são chamados de veteranos aqueles que estão logo acima dos calouros. Ou seja, se você entrar na faculdade nesse ano, aqueles que foram calouros no ano passado, agora serão veteranos. 

O veterano geralmente é uma pessoa que sabe mais sobre o curso, a faculdade, as dificuldades que cada um enfrenta ao sair da casa dos pais e morar fora (caso você esteja indo para uma universidade mais distante), esse tipo de coisa. Por isso, eles podem dar dicas de ouro para os alunos recém-chegados. Fala a verdade, quem é que não quer receber as melhores dicas sobre moradia, comidas, transporte e muito mais?

 

A importância da relação entre calouro e veterano

Em alguns cursos e em algumas instituições de ensino, os veteranos oferecem até mesmo um abrigo temporário aos calouros. Ou seja, ao chegar em uma cidade nova, sem conhecer ninguém, é muito possível que o calouro ainda não saiba com quem morar, se deve ficar em uma república ou em um apartamento, essas coisas. Se você já passou ou ainda vai passar por isso, sabe do que estamos falando! 

Bom, em casos como estes, é bastante comum que os veteranos deem aquela mãozinha, oferecendo uma vaga temporária em suas casas por um valor simbólico.

Bom, mas isso tudo é apenas uma parte da grande ajuda que um veterano pode te dar na faculdade. 

Entretanto, é bom aproveitar este texto para fazer também um alerta. Ao chegar na universidade, não permita práticas abusivas, constrangedoras ou coercitivas por parte dos seus veteranos! Afinal, eles devem estar ali para construir uma relação de ajuda mútua com você e não o contrário. Isso vale tanto para os trotes (que devem ser amigáveis e acolhedores), quanto para o dia a dia dentro da universidade., tá bom? Não se esqueça!

 

Existe calouro e veterano em faculdade particular?

Mas é claro que sim! Apesar dessa cultura ser mais antiga em universidades públicas, isso não significa que esse tipo de troca não aconteça também em faculdades particulares.

Afinal, os recém-chegados surgem nos corredores da faculdade com muitas dúvidas, anseios e até mesmo angústias. Por isso, sempre haverá um veterano para te dar aqueles toques importantes quando necessário.

 

Como faço para me tornar um calouro?

Falar sobre esse assunto dá até uma dose extra de motivação para iniciar um curso superior, não é mesmo? Ainda mais agora que você sabe o que é um calouro. E por que você não vai em busca de uma oportunidade como esta para aprimorar seus conhecimentos e seu currículo?

Nesta época de pandemia, a maior parte das aulas presenciais estão suspensas. Mas o ensino a distância também pode ser excelente, além de poder ser feito diretamente do conforto e da segurança do seu lar. Demais, não é mesmo?

Por isso, dá só uma olhada nas instituições de ensino que aceitam alunos através do ingresso direto. O ingresso direto é uma modalidade disponível em algumas faculdades para facilitar a entrada de calouros, ano a ano. Portanto, ao participar desta seletiva, você concorre a uma vaga em um curso superior sem precisar fazer o vestibular de novo, usando sua nota do ENEM. 

Ah, mas atenção! Ao buscar essa modalidade de inscrição, tenha bastante atenção ao local de ensino que está escolhendo. Afinal, é super necessário que a faculdade tenha cursos reconhecidos pelo MEC e um bom conceito em rankings como o Enade. Dessa forma, você estará valorizando seu currículo muito mais e se preparando de maneira mais adequada para o mercado de trabalho.

Aqui estão algumas opções de universidades com cursos certificados pelo MEC e que possuem sistema de ingresso direto:

 

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:
Trote é controlado dentro das universidades
Kit Bixo, o guia do calouro esperto

 

E aí, ficou animado para ser um calouro? Já foi “bixo” ou veterano? Conta pra gente aqui nos comentários como foi a sua experiência!